Como funciona empresa holding? Contadores explicam o que você precisa saber

como funciona empresa holding

Os contadores têm um papel essencial quando o assunto é entender como funciona empresa holding, estratégia que vem ganhando cada vez mais atenção entre empresários e grandes corporações. Com ajuda profissional, você pode descobrir tudo sobre essa estrutura que centraliza o controle de várias empresas, ajudando a reduzir impostos, proteger o patrimônio e diversificar investimentos. Continue lendo para descobrir como essa pode ser a solução certa para otimizar a gestão do seu negócio.

Empresa holding: o que é?

Uma empresa holding é uma estrutura organizacional que tem como função principal controlar outras empresas por meio da posse de ações ou cotas. Essa organização não produz bens ou serviços diretamente, mas centraliza o gerenciamento e a tomada de decisões das empresas que controla, oferecendo uma gestão estratégica e integrada.

Essa organização opera a partir da criação de uma estrutura que detém o controle acionário de outras empresas, chamadas de subsidiárias. Geralmente, a holding possui uma participação majoritária nessas empresas, portanto ela tem poder sobre decisões estratégicas, como a nomeação de diretores, a aprovação de planos financeiros e a definição de metas empresariais.

Entendendo como funciona empresa holding

Normalmente, a holding detém a maior parte das ações dessas empresas, o que lhe dá portanto o poder de influenciar diretamente nas decisões estratégicas e operacionais.

Esse controle se reflete em aspectos como a escolha de diretores, a aprovação de planos financeiros e a definição de metas corporativas. Além disso, a holding oferece suporte financeiro e estratégico para as subsidiárias, fortalecendo suas operações e aumentando sua eficiência.

Os modelos de holding se dividem em:

  • Pura: forma-se exclusivamente para deter ações de outras empresas. Sua única função é o controle de uma ou mais empresas, sem desempenhar nenhuma outra atividade comercial.
  • Mista: além de controlar outras empresas, também conduz suas próprias operações. Quando as atividades desenvolvidas são completamente distintas das das subsidiárias, a holding é conhecida como conglomerado.
  • Imediata: possui ações com direito a voto ou controla outra empresa, mesmo sendo ela própria controlada por outra entidade. Ou seja, é uma holding que já atua como subsidiária de outra empresa.
  • Intermediária: é tanto controladora de outra empresa quanto subsidiária de uma corporação maior. Muitas vezes, ela pode ser dispensada de divulgar registros financeiros como parte de um grupo empresarial maior.
  • Administrativa: é criada com o objetivo de otimizar a gestão e controle das empresas que ela comanda. Dessa forma, sua principal função é tomar decisões estratégicas, proporcionando uma administração mais eficiente e profissional.
  • Familiar: é responsável pela administração do patrimônio de membros de uma mesma família, centralizando o controle e facilitando a gestão dos bens familiares.

Vale a pena criar uma holding?

Entre os benefícios de uma holding estão a diversificação de investimentos, maior controle estratégico, melhor gestão de ativos financeiros e a proteção patrimonial.

Entretanto, antes de optar pela criação de uma holding, é essencial consultar especialistas em áreas como direito, finanças e planejamento estratégico para garantir que o alinhamento da estrutura aos objetivos financeiros do negócio.

Conte com a França & Silva!

Nosso time de contadores especializados oferece consultoria personalizada para avaliar se esse modelo é adequado para o seu negócio.

Com nossa vasta expertise, explicamos cada detalhe sobre como ele funciona e os benefícios que implementá-lo pode trazer.

Entre em contato com a Franca & Silva Contabilidade Digital e garanta uma gestão estratégica e alinhada aos seus objetivos!