Embora seja comum achar que um plano de negócios serve apenas para a criação de um empreendimento, essa ferramenta é, na verdade, essencial para traçar continuamente objetivos e estratégias necessárias para atingi-los. Esse documento proporciona uma visão mais detalhada do negócio e permite abrir as possibilidades de gestão e crescimento.
Plano de negócios: para que serve?
Um plano de negócios é um documento que detalha os objetivos de uma empresa, estruturando a gestão e o planejamento para reduzir riscos e incertezas. Esse documento não apenas define a ideia principal do negócio, mas também traça os objetivos e as estratégias necessárias para atingi-los. Dessa forma, oferece uma compreensão mais profunda do mercado, o plano de negócios possibilita melhor compreensão de aspectos como a viabilidade do empreendimento e as melhores estratégias de marketing.
Assim, a utilidade de um plano de negócios vai além da criação de novas empresas, podendo ser adaptado para a expansão de unidades ou filiais existentes. Esse documento é fundamental para traçar estratégias tanto para o presente quanto para o futuro, atuando como um guia contínuo para a gestão.
Desenvolvendo o plano de negócios
Esse documento deve conter as principais propostas, levantamentos, premissas e projeções do seu empreendimento. Dessa forma, ao elaborar, inclua e explique claramente elementos essenciais para o negócio, de forma que qualquer pessoa consiga entender a estrutura e funcionamento do empreendimento.
Algumas das informações sugeridas são:
Sumário Executivo
Esta seção contém a descrição do seu empreendimento, destacando seu diferencial no mercado, missão, perfil dos empreendedores e funcionários, produtos e serviços oferecidos e seus principais benefícios, perfil dos potenciais clientes, a localização, caso haja uma sede física, investimento total necessário, a forma jurídica e o enquadramento tributário.
Equipe de Gestão
Apresentação do currículo resumido das posições-chave necessárias para o funcionamento do negócio.
Pesquisa de Mercado
Esta é uma das partes essenciais do seu planejamento e pesquisa, pois ajudará a entender melhor os aspectos importantes do mercado em que você atuará.
Análise Econômico-Financeira e Plano de Negócios
Deve incluir todos os aspectos relacionados a dinheiro, despesas, investimentos e capital de giro das ações planejadas. Assim, ao escrever esta seção, considere os custos de tudo descrito até agora: matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc.
Plano de Marketing
Descreve os produtos ou serviços oferecidos aos clientes, detalhando as especificações gerais. Além disso, também incluirá a estratégia de vendas e como você planeja fazer seus produtos ou serviços chegarem aos clientes.
Plano Operacional
Contém elementos principais da operação, por exemplo, a rota de produção e processos essenciais, bem como projeção da capacidade produtiva, regulamentações e aspectos jurídicos a serem seguidos e questões de logística, sustentabilidade ambiental, social e de governança.
Parceria capacitada
Na França & Silva, oferecemos serviços de contabilidade especializados na elaboração de planos de negócios detalhados e eficazes para nossos clientes. Por isso, com nossa vasta experiência e conhecimento aprofundado, trabalhamos lado a lado com você para definir objetivos claros e abrir oportunidades de negócio. Fale conosco e saiba mais sobre todas as nossas soluções!