Ter uma contabilidade especializada para a gestão imobiliária é fundamental para qualquer empresa do ramo, isso porque, existem singularidades desse mercado em relação aos demais.
Dessa forma, contar com uma gestão que esteja atenta às demandas do mercado imobiliário é essencial para manter a empresa funcionando da forma correta e assim possibilitar mais crescimento.
Afinal, uma gestão feita de forma equivocada pode impactar negativamente a sua empresa. Gerando mais custos, provocando inadimplência e ainda dificultando com que a empresa aproveite as melhores oportunidades do mercado.
Por isso, aproveitar este momento para aprender como melhorar a sua gestão pode ser uma ótima escolha.
Se você deseja saber mais sobre como a contabilidade para a gestão imobiliária pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, continue lendo este artigo até o final.
Leia em seguida: Planejamento Financeiro para Imobiliária: Como Abrir uma Imobiliária no Mato Grosso do Sul.
Como a contabilidade ajuda na gestão imobiliária?
Conforme dito na introdução deste conteúdo o mercado imobiliário tem suas especificidades, às quais devem ser levadas em consideração no momento de realizar a contabilidade.
Fazer a gestão de imobiliária envolve uma série de compromissos, como por exemplo a gestão da folha de pagamentos, impostos e taxas específicas e cumprimento das obrigações acessórias.
Por isso, quando o gestor pode contar com o suporte de uma contabilidade especializada para o segmento imobiliário é proporcionada à empresa, uma visão privilegiada da contabilidade e ainda aproveitar todo o potencial dos recursos financeiros disponíveis. Conseguindo assim, um uso mais consciente e inteligente do dinheiro.
Além disso, existem outras facilidades que o conhecimento técnico de uma contabilidade consultiva também pode possibilitar ao dia a dia da sua imobiliária, confira a seguir.
Por que contratar uma contabilidade especializada em gestão imobiliária?
Facilita a gestão imobiliária
As imobiliárias são conhecidas por serem negócios com uma alta quantidade de atividades burocráticas. Pois realizam atividades como compra, venda, aluguel e em alguns casos da construção de imóveis.
Ou seja, demandas que exigem uma série de documentos como notas fiscais, registros e comprovantes.
Operações que além de manusear valores financeiros consideráveis, também são geradoras de tributação. Ao ter um setor contábil, o mesmo ficará responsável por todas as demandas fiscais, tributárias, trabalhistas e contábeis da empresa, evitando a ocorrência de irregularidades.
Digitalize documentos
Toda empresa precisa de um arquivo organizado. No caso das imobiliárias isso é ainda mais importante, afinal não encontrar um documento necessário pode gerar muita dor de cabeça. Ocorrendo atrasos no fechamento de contratos e ainda afetando a imagem da empresa interna e externamente.
Com o suporte de uma contabilidade para imobiliárias este problema pode ser facilmente resolvido por meio do uso de ferramentas de organização de documentos, como por exemplo DucSign, Dropbox, Google Drive. Tornando a sua rotina mais produtiva e deixando qualquer documento à mão sempre que necessário. Outro benefício é a maior segurança proporcionada pela digitalização dos documentos, visto que, a chance de perdas ou danos é praticamente eliminada.
Armazenamento em nuvem
Conforme o tempo passa, a quantidade de arquivos aumentam, o processamento de qualquer computador fica prejudicado.
Por isso, ao optar por uma contabilidade para gestão imobiliária é possível aumentar a vida útil dos seus computadores através do armazenamento de arquivos na nuvem.
O armazenamento feito em nuvem permitirá que os seus documentos possam ser hospedados em um único servidor, e acessados de qualquer lugar, oferecendo segurança e proteção das informações dos clientes.
Utilize um software de gestão
Outra facilidade que pode ser implementada para a sua gestão imobiliária é a adoção de softwares de gestão. Por meio dessa tecnologia o contador irá realizar os cálculos contábeis com mais agilidade, reduzindo em praticamente zero erros contábeis. Com o uso desses softwares podem ser efetuadas as seguintes tarefas:
- Movimentação Financeira;
- Contas a pagar e a receber;
- Emissão de boletos de cobranças;
- Prestação de Contas;
- Tarefas pendentes ou atrasadas;
- Atendimentos realizados e ordens de serviços;
- Contratos assinados;
- Propostas de negociações;
- Dentre outros.
Geração de relatórios
Justamente por se tratar de uma mão de obra especializada no segmento imobiliário, a contabilidade ajuda na gestão imobiliária indo além da escrituração contábil do dia a dia. Elaborando relatórios, gráficos, balanços e balancetes a respeito do desempenho da empresa em determinado período.
Por meio do gerenciamento desses dados, será possível identificar os seus principais custos e despesas, como os relacionados à folha de pagamento de colaboradores, de ocupação, comissões de corretores, investimentos imobilizados, entre outras questões.
Fique atento a valorização do imóvel e dos dados
De posse de todas essas informações, a gestão da imobiliária fica mais simples e assertiva.
Principalmente porque com as informações e dados extraídos pela contabilidade para imobiliárias o gestor será capaz de perceber rapidamente as variações do mercado, sabendo em quais imóveis ou regiões é mais auspicioso investir.
Conte com uma contabilidade especializada em imobiliárias!
Como você pôde perceber, a uma contabilidade especializada pode facilitar e muito a gestão de uma imobiliária, dessa forma, se você é proprietário ou gestor de uma imobiliária este é o momento de dar um passo à frente e contratar uma contabilidade que irá de fato solucionar os problemas da sua empresa.
Então aproveite e conheça o trabalho da França e Silva Contabilidade Digital, somos uma empresa com ampla experiência no atendimento de empresas no segmento imobiliário. Utilizamos a tecnologia para proporcionar mais rapidez e excelência no atendimento.
Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! Se deseja ver mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais.
Leia também: Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?