Como funciona o livro caixa digital para Produtor Rural?

Descubra o que é o Livro Caixa do Produtor Rural, a nova possibilidade de tê-lo em formato digital, assim como aprender a entregá-lo e os passos para informar.

O que é livro caixa digital de atividade rural?

O Livro Caixa do Produtor Rural, é um livro fiscal utilizado para a apuração dos resultados de atividades rurais fiscais que farão parte da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física como, por exemplo, os custos, as despesas etc.

Logo após ser apurado, o resultado da atividade rural é informado na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e o livro é impresso e também arquivado, mas podendo ser solicitado para uma conferência em qualquer momento.

Em meados de 2018 que foi criado uma forma mais prática de apresentar os dados, com o fim de, ficar em dia com o seu Imposto de Renda e a Receita Federal. Este documento pode ser enviado através do Portal E-CAC, assim também, elaborado manual ou eletronicamente, utilizando um software gratuitamente através do site da Receita Federal.

Como entregar o livro caixa digital do produtor rural?

Para você enviar o seu Livro Caixa Digital do Produtor Rural, é necessário entrar no Portal e-CAC, como já informamos anteriormente, em seguida,  basta utilizar um certificado digital do Produtor Rural ou, seu procurador, realizar a assinatura digital.

Após seguir esses passos, o sistema vai realizar a verificação de todas as informações, caso esteja todas positivas, o arquivo do livro estará aceito. Após as operações, você poderá visualizar o recibo de forma rápida e prática.

É importante salvar e imprimir o comprovante.

Veja também:

O que informar no livro caixa digital da atividade rural?

Abrindo a plataforma digital para envio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural é preciso seguir alguns passos. Confira as informações necessárias:

  • dados cadastrais do produtor rural;
  • cadastro de todos os imóveis rurais;
  • dados de terceiros que participam da atividade rural;
  • cadastro das contas bancárias envolvidas nas atividades;
  • lançamentos da movimentação financeira.

Para as receitas, investimentos e despesas, você precisará citar alguns dados, como:

  • data de entrada ou saída;
  • identificação do imóvel rural;
  • identificação da conta bancária ou origem do recurso;
  • número do documento;
  • valor exato da movimentação;
  • saldo final.

Para que o cadastro tenha sucesso, é preciso que você esteja com os seus documentos em mãos, facilitando assim, todo processo.

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Por fim, para estar sempre em dia com o seu Imposto de Renda e a Receita Federal, conte sempre com uma equipe qualificada para te acompanhar e auxiliar a cumprir todas as suas obrigações contábeis anualmente.

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