Apesar de ser um assunto considerado delicado e conflituoso para os membros da família e sócios, o planejamento sucessório é algo que deve ser feito em algum momento. Ignorar esta demanda e deixá-la para os momentos de perda pode não ser uma boa ideia. Neste contexto, é essencial que os fundadores de antemão se preparem para passar o bastão dos negócios a seus respectivos sucessores. A vista disso, contar com uma assessoria é fundamental para uma boa gestão de conflitos entre os membros da família.
Afinal, é preciso lutar pelo interesse em comum, de forma que a continuidade da empresa rural familiar seja garantida independente dos conflitos.
Veja no artigo abaixo como uma assessoria pode contribuir para ajudar as empresas rurais familiares. Vamos lá?
Veja em seguida: BPO Financeiro: Conheça as vantagens da Terceirização do Financeira.
O que é sucessão familiar?
A sucessão familiar diz respeito a um processo que tem como finalidade a transferência de poder do administrador ou proprietário da empresa rural do controle da empresa aos seus respectivos sucessores, ou seja, a geração futura ou herdeiros.
Geralmente este processo ocorre quando a prática da agricultura familiar passa de uma geração para a outra. Infelizmente, nem sempre este processo ocorre de forma tranquila, uma vez que o interesse das partes está sujeito às vontades e crenças do líder da empresa rural familiar.
Algo que pode gerar conflitos entre os herdeiros e sócios do agronegócio. Afinal, errar na escolha dos sucessores coloca em risco o trabalho de toda uma vida.
Quais são as principais causas de conflitos em empresas rurais?
Ter uma empresa familiar não é uma tarefa simples, por isso é preciso ter muito jogo de cintura para se relacionar com a família dentro e fora do ambiente empresarial. Apesar das tentativas, isso é praticamente impossível.
Dessa forma, é inevitável que no momento do estabelecimento de uma nova liderança não haja conflitos dentro das empresas rurais familiares.
À vista dessa situação, o primeiro passo para a gestão desses conflitos familiares é entender as principais causas e minimizar essas interferências nas decisões da empresa rural:
- Pai não dá credibilidade para os filhos;
- Pai mais impões do que delega funções;
- Interferência excessiva do pai no dia a dia;
- Problemas de comunicação;
- Má preparação dos sucessores ou herdeiros;
- Atritos entre membros da família forçando a divisão do negócio;
- Filhos não deixam claro se querem ou não serem sucessores;
- Herdeiros e sucessores despreparados tecnicamente para assumir.
Como o leitor pôde perceber são muitas as questões que envolvem a situação, portanto, contar com uma assessoria para gestão dos conflitos em empresas rurais familiares fará toda a diferença para um planejamento sucessório bem feito e tranquilo.
Como a assessoria em gestão de conflitos atua na sua empresa rural familiar?
A gestão de conflitos tem como principal finalidade estabelecer quais serão os papéis de cada membro da família no processo de “passagem de bastão” isso significa em primeiro lugar entender as diferenças entre ser um herdeiro e ser um sucessor:
- Herdeiro: o herdeiro é aquele que tem direitos aos bens da empresa por direito, ou seja, por meio de herança. Contudo, ele não exercerá nenhum papel dentro do negócio da família;
- Sucessor: enquanto isso, o sucessor irá liderar a empresa e comandará as decisões sobre aquele negócio.
O herdeiro pode sim ser sucessor, porém é preciso que os filhos deixem as informações claras o quanto antes, se desejam ou não comandar a empresa rural familiar. Sabemos que diversas vezes este tipo de posicionamento não ocorre por motivos de medo ou pressão familiar.
Por isso, a gestão de conflitos para empresas rurais familiares atua criando um ambiente tranquilo para que todas as partes possam se expressar com tranquilidade.
Outro conflito que é constantemente enfrentado pelas empresas rurais familiares diz respeito até quando o fundador poderá liderar a gestão.
Em certos momentos é preciso que o mesmo abra mão do poder, uma vez que em certas fases de crescimento é preciso que a figura principal ceda lugar para um gestor.
Entendemos que muitos proprietários sentem-se usurpados neste momento é que argumentar e chegar a uma solução para o impasse nunca é uma tarefa simples.
Portanto, ter uma assessoria irá ajudar a família a entender a função do gestor e como ele pode alavancar a empresa, mas sem tirar o mérito dos fundadores.
O terceiro conflito muito comum em empresas rurais familiares diz respeito a divergências de ideais para a gestão. Nesses casos, a assessoria em gestão de conflitos irá atuar de forma a encontrar soluções, como por exemplo a gestão compartilhada.
A partir das resoluções desses três conflitos apresentados a empresa rural familiar será capaz de elaborar uma cultura de gestão. Algo que irá permitir um planejamento sucessório inteligente e que irá contribuir para o crescimento e sobrevivência do negócio familiar.
Ficou interessado no serviço de assessoria em gestão de conflitos para empresas rurais familiares? Então entre em contato com os profissionais da França e Silva Contabilidade Digital!
Formados por profissionais com vasta experiência no segmento agro, sabemos os desafios do crescimento e sucessão das empresas rurais. Para mais conteúdos como este acesse o nosso blog e nos siga nas redes sociais.
Aproveite e leia também: Perdeu o prazo para a declaração do ITR 2021? Entenda como se regularizar