Holding Familiar é um termo que você talvez já tenha ouvido na mídia, em programas como Shark Tank. Se você ainda não sabe muito bem no que consiste a terminologia, podemos te explicar neste artigo.
Se lhe restarem perguntas depois da leitura, não hesite em falar com um dos profissionais da França & Silva para ter acesso a detalhes e pormenores do Holding Familiar e outras questões do gênero. Nossos especialistas ficarão felizes em esclarecer dúvidas e responder às suas questões. Confira o que preparamos para você!
O que é o Holding Familiar?
O Holding Familiar é, de forma resumida, a empresa constituída por empresas de uma mesma família. Aqui o objetivo é formar uma sociedade onde os entes da pessoa jurídica são parte da mesma trama familiar, garantindo que os bens não precisem passar para o nome de terceiros.
Um dos fenômenos que acontece é que as propriedades passam a ficar em nome da holding, e não das pessoas físicas individuais. Existem algumas vantagens de constituir um holding familiar, e vamos comentar a respeito delas logo abaixo.
Vantagens de constituir uma holding familiar
- Melhor Planejamento Tributário: Quer seja por conta da dimensão ou por conta da atuação específica, na Holding Familiar é possível contar com uma série de incentivos fiscais que podem ser mais bem acessados por intermédio de seu profissional de contabilidade;
- Melhor Planejamento Financeiro: Uma holding familiar concentra o patrimônio, garantindo uma gestão coletiva, disciplinando a participação de cada membro e estabelecendo bem a política de investimentos e distribuição de lucro, sem ter de lidar com uma vasta mesa de investidores e interesses conflitantes;
- Planejamento Sucessório: Uma das vantagens mais conhecidas e procuradas, a sociedade facilita a sucessão hereditária, especialmente no que diz respeito ao processo judicial do inventário. Outro ponto é a ideia de educar sucessores para tomar cargos específicos da empresa, não somente perpetuando a marca, como também otimizando o funcionamento da mesma com o passar das gerações;
- Perpetuação do patrimônio: Quando se fala em holding familiar, algo que é bem repetido é a perpetuação do patrimônio dentro do mesmo ente, permitindo que o patrimônio pessoal do sócio esteja protegido de situações que permitam responsabilidade solidária.
Associados a esses benefícios, temos certamente algumas questões que podem se tornar complexas, a exemplo da operacionalização do tratamento diante do sistema legal, algumas questões administrativas e níveis hierárquicos que podem ser confusos diante das relações familiares, e por fim, a maior carga tributária, que pode causar prejuízos fiscais caso não haja um enquadramento fiscal perfeito.
Converse com a França & Silva e saiba mais
Tem dúvidas acerca do funcionamento de uma Holding Familiar, ou mesmo detalhes de como estruturar esse tipo de sociedade? Converse um pouco com os especialistas da França & Silva.
Nossos profissionais são especializados em questões como essa e adoraríamos poder te guiar a alcançar seus objetivos.
Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!