Empreendimentos imobiliários sempre representaram investimentos atrativos e com lucro garantido. Por se tratar de bens de alto valor financeiro e que se valorizam conforme passam os anos, o mercado de imóveis é um dos mais promissores.
Contudo, muitos empresários que estavam prestes a embarcar nessa jornada precisaram adiar seus planos em 2020 devido a pandemia da Covid-19.
Porém este ano, com a perspectiva de retomada econômica e a reabertura da economia, o mercado imobiliário já começou a dar seus primeiros sinais de recuperação.
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria e Construção Civil (CBIC), a estimativa é que o mercado imobiliário cresça entre 5% e 10% este ano. Uma ótima oportunidade para quem deseja empreender e abrir uma imobiliária no Mato Grosso do Sul.
Entretanto, para que o sonho de ter seu próprio empreendimento se realize é preciso realizar um bom planejamento financeiro.
Visando facilitar a jornada dos futuros empresários do ramo imobiliário, a França e Silva Contabilidade Digital criou este artigo com todas as informações que você, empreendedor precisa para fazer o Planejamento Financeiro para imobiliária.
Leia também:Quer saber como o planejamento estratégico é um aliado em meio à crise? Confira nossas dicas!
Planejamento Financeiro para Imobiliária: como fazer
A elaboração do planejamento financeiro é o primeiro passo para abrir uma imobiliária no Mato Grosso do Sul, pois este tipo de negócio trabalha justamente com a prestação de serviços.
Ou seja, seus rendimentos serão provenientes, principalmente, de comissões sobre o aluguel e a venda de imóveis.
Sendo a maior parte do aporte financeiro relacionado alugueis e não a grandes vendas é preciso realizar o planejamento financeiro para imobiliária se pautando nesses recursos. Dessa maneira para fazer uma boa gestão siga as seguintes etapas:
Veja mais tarde: Aprenda a usar a simples e fácil fórmula de cálculo do Simples Nacional!
Elabore um Plano estratégico
Nesta fase é preciso definir metas, cronogramas e objetivos de curto e longo prazo, capital de giro e orçamentos para os primeiros meses.
Além disso, é necessário definir o público-alvo da imobiliária, sua localização, pois estar em um local de alta procura é fundamental para atrair clientes.
Entre outras medidas, o planejamento estratégico serve principalmente para nortear as ações seguintes, fazendo com que o empresário não se perca ao longo do caminho e atinja seus na abertura de imobiliária no Mato Grosso do Sul.
Criação de um Orçamento Anual
Por meio de diretrizes criadas no planejamento estratégico, o empresário irá elaborar o orçamento anual.
Assim o empresário pode criar projeções de despesas e receitas, adequadas para a sua sobrevivência, além das possíveis variações dos rendimentos durante o ano.
Itens necessários no planejamento financeiro para imobiliária
Como os rendimentos financeiros das imobiliárias costumam ser variáveis, o planejamento financeiro deve ser feito de forma bastante detalhada. Dessa forma, o empresário deve dar atenção especial aos seguintes fatores:
- Identificar as despesas fixas e variáveis;
- Fazer um rigoroso controle dos custo;
- Criação de metas financeiras;
- Auxilia na utilização do capital de giro e fluxo de caixa.
Acompanhe o fluxo de caixa
Acompanhe de perto o fluxo de caixa, ela irá garantir que a imobiliária consiga arcar com todos os custos fixos. Pois por meio deste é possível prever futuros compromissos, assegurando a continuidade dos serviços e cumprimento das obrigações legais.
Separe as finanças pessoais das corporativas
Estabeleça um valor pró-labore dentro das condições da empresa, nada de usar a conta da empresa para as finanças pessoais e vice-versa.
Esse costume, além de deixar as contas da empresa mais desorganizadas, pode prejudicar o fluxo de caixa e com isso, afetar o pagamento de obrigações fiscais e gerando inadimplência.
Tenha Indicadores de desempenho
Para saber se as metas definidas no planejamento estratégico estão sendo alcançadas e como anda a saúde financeira da sua imobiliária é preciso criar métricas de desempenho.
Por meio dessas estratégias é possível traçar novos planos e ainda criar outras metodologias para o desenvolvimento da empresa. Veja abaixo as métricas mais usadas para verificar o desenvolvimento das imobiliárias:
- Valor do ticket médio;
- Número de clientes recebidos e visitas realizadas;
- Taxa de conversão de contatos;
- Média de tempo das vendas dos imóveis;
- Quantidade de visualizações dos anùncios online.
Sistema automatizado de cobrança
Uma das principais dores de quem administra imobiliárias é a questão da inadimplência, pois os aportes mensais da imobiliária dependem diretamente dos pagamentos mensais de aluguéis e mensalidades.
Por isso, adotar um sistema automatizado de cobranças pode ser uma forma de garantir que os recebimentos aconteçam em dia e que a equipe imobiliária seja contatada imediatamente em caso de atrasos.
Adoção de um regime tributário adequado
Adotar um regime tributário adequado é fundamental para que a empresa pague a quantidade de impostos equivalentes aos seus rendimentos.
Ademais, adotar o regime tributário correto é fundamental para a saúde da imobiliária, visto que, a carga tributária incorreta poderá impactar negativamente na gestão financeira da empresa.
Assim a imobiliária deve optar pelo regime Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro presumido, a escolha irá depender dos rendimentos brutos anuais.
Talvez você goste também: Confira os detalhes da entrega da declaração do IRPF 2021 e o que você precisa saber sobre!
Como Abrir uma Imobiliária no Mato Grosso do Sul
Um dos primeiros passos para de fato abrir uma imobiliária no Mato Grosso do Sul é a realização de registros e cumprir algumas exigências legais. Portanto, o empreendedor precisa ir a:
- Junta Comercial do estado do Mato Grosso;
- Secretaria da Receita Federal;
- Secretaria estadual da Fazenda;
- Fazer registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
Observações: a imobiliária deve trabalhar exclusivamente com corretores registrados no Creci. Além disso, também são necessárias as obtenções de diversos alvarás, como por exemplo:
- Alvará de Funcionamento da Prefeitura;
- Fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastramento junto a Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS’’;
- Alvará do Corpo de Bombeiros Militar.
O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários! Para mais conteúdos acesse o nosso blog.
Agora que você já sabe como realizar o planejamento financeiro da sua imobiliária e todos os passos para abri-lá no Mato Grosso do Sul, é necessário ter consigo o suporte de uma contabilidade especializada.
Dessa forma, é possível abrir a sua imobiliária no Mato Grosso do Sul, com um planejamento financeiro especializado no segmento!
A França e Silva Contabilidade Digital oferece serviços de Planejamento Financeiro e Legalização de Empresas, para você, empreendedor que pretende abrir a sua imobiliária. Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.
Leia no nosso blog: Empresários que aguardam o BEm terão que esperar mais alguns dias pela decisão. Confira!