Que tal ter retorno rápido sobre seus investimentos (ROI), além de ter uma marca notoriamente reconhecida pelo seu público, hein?!
No artigo anterior falamos sobre o que é segmentação de mercado e sua importância para que sua estratégia de marketing seja poderosa e você consiga [aumentar o faturamento de sua empresa em até 03 vezes] o que fatura hoje, em pouquíssimo tempo, com uma boa Segmentação de Mercado.
Hoje, iremos falar sobre ROI – Retorno sobre o investimento e o quanto segmentar seu mercado de atuação pode fortalecer sua marca na mente de seus consumidores.
Imagine lançar um produto para todos os tipos de público. Isso é conhecido como marketing de massa.
Os únicos canais que são expansivos o suficiente para cobrir todos os possíveis grupos de compradores são a televisão e a mídia impressa. E este tipo de mídia para publicidade é muito cara.
Você está disposto a gastar rios de dinheiro com este tipo de publicidade, sem saber se o seus investimentos lhe trarão algum tipo de retorno satisfatório?
Por meio de uma segmentação refinada de seu mercado, sua empresa poderá escolher grupos de clientes em potencial, diferenciados, e alcançar seus objetivos de retorno em um tempo muito curto.
Você pode segmentar seu mercado através de alguns critérios, dentre os quais destacamos:
- Critérios geográficos e/ou Demográficos;
- Ou um público “pré” ou favoravelmente disposto a contratar seus produtos ou serviços e, portanto, fácil de converter, como o mercado fitness, por exemplo.
Esses critérios garantem ganhos rápidos para as marcas.
O retorno sobre o investimento (ROI) é obviamente maior, porque os canais promocionais gerados por nicho, como algumas táticas de publicidade nas mídias sociais, são mais econômicos e a abordagem geral é menos trabalhosa.
A Smart fit colidiu com retornos incríveis por meio de seu experimento de segmentação de mercado estruturada para clientes jovens, com uma vida mega corrida, que buscavam praticar atividades físicas em academias de ponta, com custo diferenciado e a possibilidade de treinar em qualquer região geográfica que estiverem, através de seu plano Black.
Com poucos professores e muitos equipamentos, por meio dessa segmentação de mercado, o modelo escalável de negócio da Smart fit ganhou a preferência do público fitness jovem e garantiu um ROI satisfatório aos seus investidores.
A segmentação de mercado oferece às empresas a capacidade de se concentrar no que realmente funciona de maneira mais intensa e simplificada.
A Segmentação de mercado reforça personalidade da marca
Vamos entrar na mentalidade das pessoas e analisar o perfil psicológico do consumidor 3.0 – consumidor de hoje – por um momento.
A análise desses critérios é necessária para coletar dados suficientes e segmentar mercados, pois isso é como “ouro” em termos de dados coletados do público. Isto é, as motivações do comprador, as histórias que eles contam sobre seus problemas e os benefícios prometidos que gostariam de aproveitar para vencerem seus desafios e atenderem seus desejos, são a fórmula mágica para o sucesso de qualquer empresa detentora dessas informações fundamentais do seu público.
Ao juntar todos esses ingredientes, as marcas criam promoções e anúncios extremamente específicos, que têm um alto fator de identificação e podem ativar a emoção das pessoas.
E, como você já deve saber, a emoção é o combustível da ação!
Quando os subgrupos são identificados com base em limites geográficos e perfis psicológicos, é muito fácil se concentrar em um segmento específico, dominá-lo e depois expandir ou estender o esforço para setores adjacentes (segmentação geográfica) e necessidades relacionadas de clusters de compradores (segmentação demográfica e psicológica) sem reinventar a roda.
A Nike, por exemplo, sempre fez isso de modo brilhante!
Lançou seus tênis de corrida e levou um tempo para entender a quem esses calçados serviriam. Quando as características e motivações de seus compradores se tornaram aparentes, a empresa introduziu toda uma série de produtos complementares (camisetas, bermudas, agasalhos e acessórios para a prática esportiva) que provocou o que é hoje conhecida como a ” Revolução Fitness “.
Conclusão: Segmentação de Mercado
A segmentação de mercado permite que uma empresa atue com o melhor de suas habilidades lucrativas, devido ao tamanho menor dos grupos a quem pretende atender e a melhor definição de seus desejos e anseios.
A segmentação bem estruturada também gera informações que ajudam a criar marcas com alto reconhecimento.
E, quando essas duas vantagens se juntam, a retenção de clientes é uma realidade e as marcas se tornam poderosas.
Sendo assim, quando você segmenta o seu mercado de atuação, seus investimentos em marketing e publicidade são mais direcionados, seus retornos tornam-se mensuráveis e garantidos, além de sua marca tornar-se a nº 01 no gosto e preferência de seu público de interesse.
O que resulta na sua marca sendo reconhecidamente uma das melhores em seu segmento de atuação. Isso é importante pra você?
No próximo artigo, falaremos sobre os diferentes tipos de segmentação de mercado, para que, assim, você comece a analisar o seu negócio e defina qual a melhor forma de segmentar o seu mercado, de modo a atingir todos seus objetivos de aumento de faturamento e lucratividade em tempo recorde, ok?
O próximo artigo está realmente imperdível…
Muito sucesso e até breve…