Como melhorar a gestão financeira do seu agronegócio

O Brasil tem assistido de perto um aumento exponencial na agricultura. E com esse crescimento, vemos uma atratividade cada vez maior para novos investidores. Se você já está no ramo do agronegócio, ou se quer iniciar seu negócio rural, saiba que existem alguns detalhes da gestão financeira desse recorte que valem ser discutidos.

No presente artigo, nós aqui da França & Silva, vamos discutir um pouco melhor sobre como aplicar e melhorar a Gestão Financeira do seu Agronegócio. Confira:

Dicas essenciais para uma boa gestão financeira do negócio rural

Abaixo vamos demonstrar as principais formas que você pode melhorar a gestão no agronegócio, mas lembramos que a primeira dica de todas será sempre contar com especialistas, esses que você encontra aqui na França & Silva. Isso dito, partamos para as demais dicas:

  1. Tenha uma boa gestão de caixa: A primeira dica, e que certamente influenciará as outras, é a gestão de caixa. Sendo essa gestão a mãe de diversos dados essenciais para a boa gestão financeira do negócio rural, é a partir de um acompanhamento mensal de entradas e saídas que você poderá entender melhor do orçamento disponível, dos padrões de comportamento do mercado e de seu negócio e assim por diante;
  2. Atenção à Margem do negócio: Uma gestão financeira inteligente procura sempre diminuir as variações e os impactos das flutuações do mercado. Procure se proteger da volatilidade da moeda e das demandas financeiras com uma boa margem de lucro, principalmente se você lidar com importações e exportações, que traz à cena a variável do câmbio;
  3. Faça projeções: Realizar projeções é uma boa maneira de ter uma visão mais clara dos possíveis desdobrares de sua operação em dados momentos futuros. Boas projeções são costumeiramente pautadas na coleta de dados sobre o passado, então, procure sempre documentar todas as informações, indicadores e padrões que perceber, a fim de aprimorar cada vez mais suas projeções financeiras;
  4. Monitore a saúde financeira de perto: Por fim, uma continuação da dica anterior. Para conseguir melhores dados, tenha sempre em mente o acompanhamento próximo de todo e qualquer indicador. Quer seja o faturamento, lucratividade, rotatividade, ticket médio e assim por diante. Quanto mais informações e quanto maior o refinamento de seus dados, melhores serão as projeções criadas por sua gestão financeira.

São 4 dicas bem simples, certo? Relativamente fáceis de serem colocadas em prática, ainda mais se você contar com especialistas em finanças e em contabilidade para o Agronegócio. Profissionais assim você encontra aqui na França & Silva, que lhe oferece soluções inteligentes para o seu sucesso.

Converse com um de nossos especialistas

Você já sabe agora algumas das principais dicas que poderão aprimorar a gestão de finanças de seu agronegócio. Que tal contar com nossos profissionais ao seu lado para demonstrar melhor o norte a ser seguido? Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e peça explicações acerca dos serviços que oferecemos em nossa empresa.

Esperamos o seu contato desde já, ok? Um grande abraço e nos falaremos em breve!