O que preciso para emitir certificado digital online?

O certificado digital online é uma espécie de identidade de uma empresa ou pessoa física. Entenda mais sobre a validade dele.

O certificado digital online é um novo formato de identidade válido para empresas e pessoas físicas e seu objetivo é otimizar os processos de assinaturas de documentos inerentes a negociações e outros processos.

Por ter validade jurídica, esse formato prático e cômodo de assinar documentos se tornou uma forte tendência no mundo dos negócios e também entrou na rotina diária de muitas pessoas. Assim, por meio da assinatura eletrônica ou certificado digital online é possível autenticar documentos e operações, inclusive financeiras, além de identificar pessoas jurídicas e físicas. 

Continue lendo nosso artigo para saber mais. 

Certificado digital online: entenda como funciona, tipos e como adquirir o seu

O certificado digital online é uma espécie de identidade da pessoa jurídica ou física, mas é obtida e utilizada somente no meio virtual. Portanto, seu uso está restrito a esse universo, e nele, o certificado serve para auxiliar para assinatura de documentos digitais ou validar transações bancárias, sem a necessidade de estar pessoalmente em uma agência.

Além disso, é possível autenticar transações comerciais e tributárias, como a emissão de notas fiscais, envio de informações fiscais para o governo, entre outras.

Pessoas físicas e jurídicas podem emitir o certificado digital online, para isso, é preciso recorrer a uma autoridade certificadora e pagar as despesas referentes à aquisição desse serviço. Os custos para ter um certificado online varia entre R$100,00 e R$300,00.

Quais os tipos, validade e como adquirir o certificado?

Existem alguns tipos de certificado digital online, os mais comuns são o A1 e A3. O primeiro modelo se armazena no computador da pessoa ou empresa e válido por 1 ano. Enquanto isso, o segundo, possui formato de token ou cartão, dessa forma, você pode utilizá-lo em qualquer computador, sem perder sua eficiência. A validade varia entre 1 e 3 anos.

Para uma pessoa jurídica adquirir seu certificado digital online é preciso procurar uma autoridade certificadora levando os seguintes documentos: 

  • Registro de constituição da empresa: pode ser ata, estatuto ou certidão simplificada 
  • Documento de identificação dos responsáveis legais da empresa

No caso de pessoas físicas, é preciso apresentar apenas um documento de identificação com foto. 

Tanto para pessoas físicas como jurídicas, a solicitação de demais documentos varia conforme a autoridade certificadora escolhida. Dessa forma, ambas as pessoas físicas e jurídicas precisam pagar para obter seus certificados, independente do modelo escolhido. Além disso, é preciso atentar-se à data de validade.

A Franco e Silva é autoridade certificadora

Se você quer ter um certificado digital online, saiba que a Franco e Silva é uma autoridade certificadora e pode te ajudar a ter a sua assinatura online, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

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