Todo comerciante já precisou fazer emissão de nota fiscal em algum momento durante a prestação de serviço do seu negócio e a NFS-e tem como finalidade fazer o registro da contratação deste serviço. Em busca da padronização e facilitação dos processos para sua emissão, o Governo Federal criou a NFS-e Padrão Nacional.
A NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) é um documento emitido e armazenado de forma eletrônica para registrar a prestação de serviço e também para validar as compras de serviços que não são tangíveis.
É um documento muito importante para a prestação de contas da empresa e, por isso, o Governo Federal propôs o projeto da padronização nacional, a NFS-e Padrão Nacional, transformando o modelo atual em algo padronizado entre todos os municípios do país.
Continue acompanhando este artigo para entender o que muda com a padronização nacional da NFS-e.
Por que foi criado um padrão nacional para a NFS-e?
Primeiramente, esse padrão surgiu com um único objetivo, sendo ele, o controle de operações que o Governo fiscaliza.
Diante disso, a criação da NFS-e Nacional possibilitou o aumento do controle sobre as negociações de serviço e sobre o Imposto Sobre Serviços – ISS, que é controlado pelas prefeituras.
Dessa forma, a Receita Federal terá acesso no próprio sistema eletrônico aos dados e relatórios de arrecadação que eram de acesso exclusivo das prefeituras e precisavam de repasse.
Confira também:
Quais são as mudanças na NFS-e?
Em primeiro lugar, a padronização no layout, o projeto da NFS-e Padrão Nacional apresentou diversas novidades, como o Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, que concentra todas as informações referentes à NFS-e, legislações e manuais.
Em seguida, confira algumas das novidades que a NFS-e Padrão Nacional trouxe:
Cadastro Nacional de Contribuintes NFS-e (CNC NFS-e)
Desse modo, o cadastro irá servir para compartilhar informações referentes aos contribuintes entre os municípios cadastrado. Você pode encontrar essas informações no site do seu município.
Painel de créditos e débitos
No painel de créditos, será possível fazer o gerenciamento dos créditos disponíveis para aproveitamento do contribuinte. Já no painel de débitos, o município irá fazer o lançamento dos débitos para que o contribuinte possa fazer o pagamento.
Módulo de Apuração Nacional NFS-e (MAN NFS-e)
Contudo, esse módulo tem como objetivo possibilitar o contribuinte a realizar, de modo mais prático, o seu fechamento mensal. Através dele, é possível selecionar quais são as NFS-e que deverão ser pagas, apurar o ISSQN devido e emitir as guias nacionais de arrecadação.
O projeto da NFS-e Padrão Nacional trouxe diversas novidades que podem facilitar a sua gestão.
Além disso, com a implantação do portal da nota fiscal de serviço eletrônica é possível ter acesso a todas as informações.
Conte com a França & Silva
A NFS-e Padrão Nacional apresentou tantas novidades e mudanças que podem auxiliar sua empresa, conte conosco, clique aqui e saiba mais.