O Período de Estiagem atinge diversas regiões do país, e por consequência direta do aquecimento global, fruto do desmatamento e da destruição do habitat natural de áreas como o Pantanal e a Floresta Amazônica, coloca os grandes proprietários de terras e empreendedores do agro, numa situação de risco.
Afinal de contas, como manter uma operação lucrativa perante a estiagem? Como garantir que a colheita será boa perante os desafios da Mãe Natureza? Hoje discutiremos um pouco como se preparar para o período de estiagem.
A Falta de Chuvas e como se preparar para o período de estiagem
Se preparar para o período de estiagem é a única maneira de conseguir aumentar suas taxas de lucro, então vejamos aqui alguns pontos que podem te ajudar, a exemplo de:
Um bom planejamento
Planejar bem o que será feito, quer seja na melhor ou na pior das hipóteses, é uma ótima forma de lidar com a falta de chuvas que se aproxima. O planejamento aqui deve ser tanto de ações, quanto financeiro, observando a existência de possíveis linhas de crédito, para a possibilidade de prejuízos, assim como parcerias com empreendedores próximos.
Uma boa gestão financeira também é mais que essencial, garantindo maior estabilidade em períodos mais problemáticos como os de estiagem.
Aplicação das mais recentes tecnologias
Existe um grande investimento de empresas de tecnologia no recorte da agropecuária, já que este é um dos que mais oferece lucro em território brasileiro. Dado este fato, pode-se lidar com um grande benefício — o alto investimento em novas tecnologias, quer seja de irrigação inteligente, acompanhamento das plantações por meio de satélites, assim como sementes transgênicas, capazes de suportar melhor a estiagem.
Ter um bom armazenamento de água e de irrigação
O armazenamento de água, em poços, cisternas e até barragens subterrâneas é algo bastante importante, e é algo que pode auxiliar bastante no momento da estiagem. A estocagem de água das chuvas pode e deve começar muito antes da estiagem, e deve ser acompanhada por profissionais da área, a fim de garantir que as leis ambientais estão sendo seguidas.
Proteção da mata e da natureza
No curto prazo, os pontos acima descritos são úteis, mas sem focar no longo prazo, as estiagens continuarão acontecendo, e com cada vez mais intensidade. Por isso, no quarto ponto, temos a recomendação de cuidar das áreas de preservação, financiamento daquelas existentes, ou mesmo criação de novas.
A proteção da mata ciliar, até mesmo excedendo os limites obrigatórios pela Lei Ambiental é algo importantíssimo, e já presente em diversos países com um grau de desenvolvimento superior ao brasileiro. Com a boa atenção à prevenção, conseguimos reduzir e até mesmo reverter a escalada das estiagens, tornando desnecessários todos os 3 pontos acima.
Os cuidados financeiros estão em primeiro lugar no período de estiagem
Como percebemos no começo de nossa lista, a preparação com a organização financeira vem em primeiro lugar, e por isso convidamos você a uma conversa conosco da França & Silva.
Permita que nossos especialistas possam te ajudar a garantir a boa gestão de capital nesse momento de estiagem, assim garantindo que você possa focar em outros passos estratégicos de seu negócio.