Agropecuária x agronegócio: quais as principais diferenças

Para entender bem as diferenças entre agropecuária e agronegócio é necessário entender a definição de cada um desses nichos de atividades. Enquanto na agropecuária estamos diante de uma atuação centrada nas atividades do âmbito da propriedade rural, desde a criação de animais para o abate e o cultivo agrícola, o agronegócio engloba toda a cadeira produtiva.

Ou seja, na agropecuária há a produção, mas não necessariamente uma preocupação com o que acontece fora das porteiras, a exemplo da distribuição, negociação com compradores e fornecedores e assim por diante. O agronegócio, por outro lado, tem em vista aplicar conceitos empresariais ao setor da agricultura e pecuária; por isso, é citado que abrange toda a cadeia produtiva.


O contexto da agropecuária e do agronegócio no Brasil

De uma forma geral, podemos considerar as principais diferenças entre essas atividades em suas escalas. A cadeia do agronegócio começa desde os equipamentos usados, os adubos aplicados, os defensivos agrícolas e assim por diante. No agronegócio também é considerado as indústrias de transformação, alterando e processando os alimentos (da cana para o açúcar, da laranja para o suco).

Outro fator é que o agronegócio também abrange as embalagens, a conservação, a atenção ao transporte e empresas do comércio exterior. Dada essa abrangência, e sendo algo que compreende o todo, o agronegócio tem uma postura expansiva, enquanto a pessoa à frente de uma terra produtora, no ramo de atividade da agropecuária, com uma postura de fornecimento, sem se preocupar com outros detalhes de forma intensiva.


A mecanização e a evolução do agronegócio no Brasil

Mais e mais pessoas têm empreendido no ramo da agricultura, e a mecanização é um elemento bastante importante e perceptível. Em 1960, existiam no Brasil inteiro apenas 61 mil tratores em atividade, contra 1 milhão atualmente. Lado a lado a esse fato, temos um aumento na mecanização de sistemas de irrigação, aplicação da inteligência artificial para o manejo de propriedades e assim por diante.

Ao aplicar tecnologia na agropecuária, mais e mais pessoas migram para o agronegócio, aumentando a produtividade de suas terras e o aproveitamento das áreas plantadas. Lado a lado com esse crescimento e maior abrangência da atuação, vem também a necessidade de tomar cuidados com a gestão, tanto financeira quanto contábil.


O Agronegócio e a Contabilidade

A Contabilidade no Agronegócio é uma parte decisiva para aqueles que desejam otimizar ao máximo suas atividades, melhorar os resultados e conseguir fazer com que suas atividades rurais sejam mais competitivas, independente das diferenças entre agropecuária e agronegócio. Contabilidade e boa gestão financeira está muito distante de ser um mero passo burocrático, sendo um elemento importante para o crescimento de toda e qualquer marca, independente do segmento de atuação.

É sabendo dessa importância que nós aqui da França & Silva oferecemos um serviço alinhado com as necessidades contábeis da Agropecuária e Agronegócio. Que tal conversar com um de nossos profissionais agora mesmo a fim de entender melhor como podemos te auxiliar?