Como produtor rural deve registrar empresa?

Passo a passo para que você, produtor rural, saiba como registrar empresa!

Realizar a regularização da sua atividade rural é de extrema importância para que você atue sem problemas que impactem negativamente nos resultados obtidos.

Contudo, saber como realizar essa regularização é uma dúvida que diversos produtores rurais têm – e que precisa ser esclarecida para que tudo esteja em dia.

Afinal, é preciso, de fato, realizar o processo padrão de abertura de empresa ou existe um caminho diferente que precisa ser cumprido?

Justamente por conta das dúvidas existentes, preparamos este conteúdo para tratar sobre o processo de registrar empresa que produtores rurais devem realizar justamente a fim de garantir um futuro promissor aos seus negócios.

Registrar empresa rural – como funciona?

Ao exercer atividades como produtor rural, ter uma regularização da atividade é fundamental para que você não tenha problemas fiscais e consiga manter tudo funcionando adequadamente.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que, na verdade, não é preciso realizar a abertura de uma empresa para isso, basta registrar empresa como produtor rural.

Para se enquadrar como produtor rural e realizar o registro dessa forma, é preciso utilizar o próprio imóvel para exploração e cultivo.

Sendo esse o seu caso, existem três formas de o registro ser realizado, as quais vamos falar a seguir:

Imóveis rurais federais

Em caso de imóveis rurais federais, é preciso obter o CCIR – Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – com o INCRA.

Imóveis rurais estaduais

Em caso de imóveis rurais estaduais, é preciso obter o CCIR – Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – com o órgão/instituto do Governo do Estado.

Imóveis rurais municipais

Em caso de imóveis rurais municipais, é preciso obter o CCIR – Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – com a Prefeitura da sua cidade.

Seja o imóvel federal, estadual ou municipal, é preciso apresentar a seguinte lista de documentos:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Escritura ou documento de posse do imóvel;
  • ITR – Imposto Territorial Rural;
  • CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural;
  • Comprovante de endereço;
  • Matrícula do imóvel.

Você pode conferir uma rápida síntese de tudo que apresentamos até aqui conferindo o vídeo abaixo:

A importância de contar com especialistas

Apesar de o processo não ser complexo, é preciso que seja realizado de forma impecável e existem outras questões que impactam diretamente na sua regularidade como produtor rural.

Sendo assim, ter o suporte de especialistas é muito importante, a fim de que você se mantenha em dia com todas as questões necessárias para garantir plena conformidade.

Dessa forma, você ainda otimiza o seu tempo e consegue focar na realização das atividades rurais que demandam a sua atenção.

Conte conosco, da França e Silva!

E quando se trata de contar com especialistas, você pode sempre contar conosco, da França e Silva.

Além da expertise e experiência contábil, somos especialistas em produtores rurais, por isso, nossa equipe está preparada para atender às suas necessidades e entendê-las da melhor forma possível.

Para isso, basta que você entre em contato conosco agora mesmo!

QUERO OBTER SUCESSO NO RAMO RURAL