Contabilizar perdas na lavoura. Como funciona e qual a importância?

A Perda de Produção, ou as perdas na lavoura, precisam ser contabilizadas de uma maneira bastante específica. Sendo uma informação relevante para melhor compreender a rentabilidade e a margem de lucro da operação, contabilizar perdas se mostra algo bastante similar ao que se faz na contabilização da perda de estoque, em estabelecimentos de varejo.

No presente a França & Silva irá explicar melhor como funciona a contabilização de perdas na lavoura e qual sua importância prática. Qualquer dúvida que lhe reste, não hesite em falar conosco.

As perdas na lavoura: parte essencial da contabilidade na agropecuária

Dependente da mão pesada da Mãe Natureza, ainda que procure defender-se das oscilações climáticas, a agropecuária está sempre sujeita a perdas na lavoura. Em diversos momentos inevitáveis ou mesmo inesperados, tais prejuízos precisam ser contabilizados, a fim de melhor guiar o preço de venda de sua colheita ou produção.

Contabilizar perdas está associado ao custo de tudo aquilo que não traz valor compensador. Traduzindo, é aquilo que não traz receita alguma ao fim do mês. Nesse cerne podemos citar os fardos de feno que mofaram ou pegaram fogo por problemas no armazenamento; o milho que foi atacado por corvos; ou mesmo a faixa de solo que não prosperou na produção de trigo por conta de um alagamento.

Perdas notáveis e quantificáveis de forma objetiva, são aquelas que vieram a se tornar inviáveis para venda depois da produção. Perdas de potencial são aquelas que foram reduzidas na rentabilidade da lavoura, algo que afetou a produção e que interfere na lucratividade geral da faixa de terra.

Calculando as perdas na lavoura

Para que se entenda perfeitamente os valores perdidos pelos prejuízos de potencial, é necessário previamente ter investido numa projeção de rentabilidade, estudando os valores de venda de mercado, os custos de produção e outros detalhes do gênero, a fim de depois chocar com a produção real e entender as perdas.

Quanto às perdas quantificáveis e notáveis, basta ter um controle documental daquilo que é produzido, a fim de melhor compreender o que pode ter sido perdido e até onde pode ser recuperado.

A contabilização das perdas na lavoura é algo indispensável para o bom controle de uma operação agropecuária. Sem tal contabilização, o negócio pode estar no vermelho, sofrendo com um prejuízo recorrente, sem adequar as margens de lucro e custos a tempo.

Para garantir que essa bola de neve comece a se formar, é importantíssimo contar com uma pessoa especializada na gestão contábil, principalmente uma com foco na contabilidade na agropecuária.

França & Silva é sua melhor escolha na Contabilidade para o Agronegócio

Especializada na Contabilidade Rural e com mais de 10 anos de experiência na área, a França & Silva é plenamente equipada, não somente para ajudar na melhor contabilização das perdas na lavoura, como também todos os demais elementos associados às obrigações fiscais da pessoa produtora rural.