skip to Main Content
Entenda Como Calcular O Custo Operacional Da Sua Agropecuária

Entenda como calcular o custo operacional da sua agropecuária

Neste artigo, você entenderá como organizar as finanças do seu agronegócio, por meio do correto cálculo do seu custo operacional

Atuar na agropecuária exige muito mais planejamento do que os demais negócios…

Diferente das empresas convencionais, onde o lucro e as despesas são fechados mensalmente, dentro da agropecuária são as safras que determinam o início e o fim dos períodos de apuração.

Desse modo, ter o absoluto controle sobre as suas projeções financeiras se torna essencial, uma vez que, no longo prazo, você terá o retorno de todo o seu investimento – lembrando que é importante sempre acompanhar o seu mercado.

Portanto, como forma de te ajudar a manter esse absoluto controle, no artigo de hoje iremos falar, em especial, sobre o cálculo de custo operacional…

Assim, a partir deste cálculo, será possível identificar quanto é gasto em sua operação e quando será necessário faturar, para que esses gastos sejam compensados e sua safra dê lucro!

O que é custo operacional dentro de um agronegócio?

Os Custos Operacionais são o resultado de todos os gastos necessários para a produção da safra, isso inclui:

  • Funcionários;
  • Materiais;
  • Insumos Produtivos;
  • Tratamento da Terra;
  • Alimentação do Gado, entre outros.

Os custos operacionais ainda são divididos em custos fixos e variáveis – que, como o nome indica, se referem aos gastos que você tem que lidar todos os meses e os mais esporádicos.

Identificar os custos de operação fixos e variáveis é importante, pois, para as suas projeções financeiras, você já sabe o que dá cravar um valor mensal no fluxo de caixa e que você terá que estipular e acompanhar os valores.

Como calcular o custo operacional do seu agronegócio?

Portanto, agora que já entendemos do que o custo operacional se trata, vamos compreender qual o processo para calculá-lo e assim projetar as suas finanças com maior segurança e garantia de retorno sobre o seu investimento…

Contabilidade Para Agronegocio - Contabilidade para agronegócio no Mato Grosso do Sul - MS | Escritório França & SilvaPowered by Rock Convert

1 – Reúna seus gastos com a produção da safra

Sendo assim, o primeiro processo que você deverá realizar é reunir todos os seus gastos com a produção da sua safra, durante todo o período de apuração…

No tópico anterior, nós demos alguns exemplos de gastos que podem ser categorizados como custos de operação.

2 – Apure a participação dos seus custos no seu faturamento

Após reunir todos os custos operacionais, chega o momento de entender qual o percentual deles sobre as suas finanças.

Para isso, faça um cálculo simples, dividindo seus custos pelo seu faturamento médio.

(Custo Operacional / Faturamento Médio) * 100 = %Custo Operacional

3 – Conte com uma contabilidade especializada em agronegócio, para calcular o seu Break Even Point

Por fim, com esse porcentual é possível chegar à sua margem de contribuição e, com ele, ao seu ponto de equilíbrio financeiro…

Para isso, é preciso dividir o seu percentual de contribuição pelos seus custos fixos, assim, é possível chegar ao seu ponto de equilíbrio financeiro.

Contudo, como sabemos que existem muitos detalhes nesse processo – e que suas projeções precisam ser efetivas – o melhor a se fazer, é contar com quem é especializado em sua área de atuação!

Sendo assim, caso queira saber como nós, da França & Silva Contabilidade, podemos ajudar o seu negócio, basta acessar esta página agora mesmo: Contabilidade para Atividade Agronegócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
As medidas de preservação de emprego e renda foram instituídas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat