A tributação offshore é uma alternativa que muitas empresas têm buscado para se livrar de toda a burocracia do sistema tributário brasileiro. Porém, para escolher esse tipo de tributação, as empresas precisam entender qual o melhor país ou território.
Em resumo, esse termo se refere ao paraíso fiscal das empresas porque justamente opta por um registro no território que mais oferece vantagens fiscais. Quer entender como ela funciona e principalmente onde se aplica? Então, acompanhe a breve leitura a seguir!
Entenda o que é a tributação offshore
Empresas na etapa ainda de abertura e registro podem escolher um sistema tributário que melhor atenda às suas necessidades. No entanto, nem sempre o sistema tributário brasileiro é economicamente viável para um empresário e tão pouco benéfico.
Dessa forma, algumas optam por realizar o registro como empresa em outro território, fora do Brasil para usufruir de outras vantagens fiscais em relações internacionais. Contudo, vale destacar que muitas vezes essas são empresas conhecidas como centros offshore.
Muitos ainda acreditam que essa é uma decisão criminosa, mas não é. Essas empresas são regulamentadas e por isso há um incentivo cada vez maior no exterior para que novas empresas adotem a tributação offshore.
Onde se aplica a tributação offshore?
A aplicação da tributação offshore não difere muito das aplicadas em empresas comuns. Na verdade, o que diferencia é que essas empresas contam com algumas peculiaridades como a sua localização e estrutura legal.
No entanto, é necessária uma jurisdição adequada para que seja possível adotar a tributação offshore para as empresas do paraíso fiscal. Afinal, não são poucas as opções relacionadas às leis e regulamentações, cada uma com suas especificações.
Principais benefícios da tributação offshore
Esse modelo oferece alguns benefícios para empresas registradas fora do território nacional. Por isso, separamos alguns deles que podem ser analisados como prós para a abertura da sua empresa em uma nova opção de tributação.
Proteção de ativos
Os ativos da empresa que optam por uma tributação offshore tem proteção contra litígios. Além disso, é comum que o ambiente seja ainda mais favorável para proteção desses ativos.
Benefícios fiscais
A alíquota sobre a renda cobrada na tributação offshore sempre é bem mais baixa do que no sistema tributário brasileiro.
Planejamento sucessório
Nesse modelo de tributação as regras são bem menos onerosas do que no sistema tributário brasileiro. Com isso, os empresários usufruem de maiores vantagens fiscais nas jurisdições.
Conte com a França e Silva
Como destacamos ao decorrer do conteúdo, a tributação offshore é de grande importância para empresas que buscam tributações favoráveis a suas relações internacionais. Por isso, se essa é uma opção para a sua empresa, conte com especialistas que possam ajudar no processo.
Fale agora mesmo com um dos profissionais da França e Silva e garanta uma assessoria contábil especializada.
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog!